NOBRE TARA
Tara é o aspecto feminino de buda, e da mesma forma que ela é indissociável do estado desperto iluminado do buda, todas as deidades femininas são aspectos de Tara e indissociáveis dela. É representada por uma deusa que está sorrindo e é extremamente bela.
" Instantaneamente TAM se transforma na forma luminosa da nobre Tara. Ela está sorrindo e é extremamente bela. Sua mão direita faz o gesto da suprema generosidade e segura um vaso de longa vida. Sua mão esquerda faz o gesto das Três Jóias e segura, pela haste, uma flor de utpala vermelha.
Dentro das pétalas da flor há um arco e flecha totalmente esticados, feitos de delicadas flores. Suas vestes são feitas de requintada seda graciosamente drapeada, que a recobre com perfeição. Ela usa jóias que realizam desejos e ornamentos esplêndidos, bem como uma guirlanda de flores de lótus. Metade de seu cabelo está preso no alto da cabeça; metade cai sobre as costas.
Ela está sentada na postura do conforto real sobre um disco do sol, repousado sobre um lótus vermelho. Uma Lua cheia aparece por trás dela. O Buda Amitabha está sentado sobre um lótus, acima de sua cabeça.
Ela tem côr vermelha como o rubi; seu brilho glorioso se irradia com as cores do arco-íris, preenchendo uma esfera infinita. Sobre um lótus vermelho e um disco do sol em seu coração, a sílaba raiz TAM está circundada por um mala. À medida que o mantra é recitado, o mala começa a girar.
A luz que se irradia do mala forma oferendas para os Budas e Bodhisattvas das dez direções. Retomando como bênçãos de sabedoria, a luz é reabsorvida.
A luz se irradia novamente para os seres dos seis reinos, dissolvendo todo sofrimento e transformando tudo nos fenômenos imaculados da terra pura de Tara. OM TARE TAM SOHA (repetir muitas vezes) Concluída a repetição do mantra, a forma de Tara se dissolve na esfera natural da vacuidade: AH AH AH"